25 de fev de 2016

Milão - Arquitetura e Modernidade

E nNantenada, super competitiva e também colorida. Foi o que pudemos comprovar no dia em que visitamos o Castelo Sforzesco (clica aqui para ver o post) e passamos pela praça da estação Cadorna, onde está uma incrível escultura Pop Art, chamada Agulha, linha e nó, criada por Claes Oldenburg em 2000. Ela representa o trabalho árduo de Milão e o mundo da moda, que é a marca da cidade!

A agulha gigante com fio colorido que sai em outra parte da praça com o nó final, foram projetados para a reconstrução da Estação Cadorna Milano no final dos #90s. ❤ É super colorida e impactante como toda expressão de Arte Pop (que eu amo)! 


Os prédios em Milão, assim como em toda a Itália, são predominantemente pequenos. Mesmo havendo mais condomínios do que casas, a Itália possui uma arquitetura menos verticalizada do que maior parte dos países desenvolvidos e tem uma arquitetura bastante funcional e eu diria que convencional. 

O condomínio Bosco Verticale (bosque vertical) localizado próximo ao centro histórico, foi uma das inovações na arquitetura local e confirma a necessidade do homem de ter o verde ao seu redor, falando assim, sobre a preocupação com o futuro. O prédio que fica em um bairro novo da cidade, venceu o International Higharise Award - considerado o "prêmio Nobel" da arquitetura dedicada a arranha-céus e impressiona com sua originalidade, mesmo durante o inverno, quando as plantas estão secas e quase sem vida (imagina no verão?). *-*


Ainda sobre inovações em arquitetura, saindo da estação central de trem, demos de cara com as torres Unicredit, sendo uma delas o maior arranha-céu da Italia. Situado no coração de Porta Nuova, na praça Gae Aulenti, fugiu do padrão milanês de arquitetura horizontal e funcional, superando o até então mais alto ponto da cidade: a madonnina, que fica no alto da cúpula da Duomo.

Um comentário:

  1. Beautiful architecture! The buildings in the second picture are my favourite!

    xo
    http://thepinkporcelaindoll.blogspot.it/

    ResponderExcluir