29 de jan de 2016

24 horas em Turim!

A quarta maior cidade da Itália, Turim, é um centro cosmopolita, moderno e boêmio. Possui uma série de museus, praças e edifícios históricos. A primeira impressão ao chegar na cidade, é que o dia será intenso. A quantidade de opções é imensurável, principalmente para quem gosta de história. A Duomo é datada do século 17 e possui estilo barroco. Próximo à ela, estão as ruínas dos muros romanos da cidade, construídos no século 1, um complexo dominado pela Porta Palatina. Foi exatamente o primeiro local que conheci e foi de arrepiar estar de frente a uma construção de mais de dois mil anos. Uma das estátuas ainda presentes, a de César, é a que estampa a capa deste post cheio de novas impressões de Torino!
(Chamada de "porta de entrada" da cidade, o conjunto das Torres Palatinas abrigam duas estátuas de importantes imperadores romanos, César e Augusto.)


Duomo de Turim
Duomo / Catedral "Grande mãe de Deus"


Turim é rica em museus. Um dos mais visitados, o Museu Egípcio, possui mais de 20 mil peças antigas da civilização egípcia e só perde em número de peças egípcias para o Louvre! Outro ponto que conheci e adorei, foi a Basílica de Superga, que fica no topo da montanha. Amarela com branco, fica mais do que bela com o céu ao fundo, e é ponto de onde se vê a cidade inteira. 
Basilica di Superga
(Restaurante típico onde almoçamos)

A noite em Turim é bem agitada. Mesmo no inverno, as ruas são muito movimentadas. E foi a decoração de fim de ano mais bonita que vi aqui na Itália! O dia foi curto para tanta atração. Mas certamente é uma cidade que pretendo voltar para conhecer com mais calma!

 Real Chiesa di San Lorenzo
Piazza Vittorio Veneto 
Via Roma

Fotos: Pierre Van Mayer

Um comentário:

  1. Bastante interessante!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderExcluir