21 de dez de 2014

#DIY Faça você mesmo: Decoração para o Natal

O Natal está chegando e se você ainda está em dúvida sobre o que fazer em casa, selecionamos algumas ideias que vão te inspirar a criar seus próprios enfeites e decorar de um jeito mais estiloso suas festas de fim de ano.

Você já pensou que usar a imaginação pode fazer toda diferença na hora decoração da sua sala? Com alguns materiais que você provavelmente tem sobrando no armário, pode-se criar guirlandas, árvores de papel e muitos outros enfeites. Basta um pouquinho de tempo e disposição!

Reciclando Materiais:

Pode ser de compensado, papel de rascunho, cartolina ou papel offset: Com um pouco de criatividade, você pode cortar tirinhas ou fazer um vetor construindo pequenas árvores de natal, guirlandas e até penduricalhos para a árvore. Outra ideia muito legal é fazer um cone de papel e cobrir inteiro com conchas coloridas. Olha que charme: 





Usando Potes de vidro:


Usar potes de vidro em diferentes tamanhos com itens reluzentes ou coloridos pode dar um toque super bonito e leve na decoração. Podem ser copos de formatos variados, jarros decorativos ou mesmo potes vazios de alimentos em conserva (eles, que antes eram super bregas, agora viraram objeto Hype nos instagrams de moda).



Árvore de Galhos secos: 

Os galhos secos remetem bastante aos chifres da renas, símbolos do Natal. É um material fácil de ser encontrado e muito prático para quem não tem um pinheiro e quer uma opção clean e minimalista. Pintá-los com spray dourado fica lindo, além de te dar uma árvore única, já que os galhos não seguem um padrão.



Personalize sua guirlanda:

Depois da Árvore, a guirlanda é o objeto mais importante na decoração natalina. Elas dão boas vindas a porta e também podem enfeitar o interior da casa quando colocadas em molduras ou envolvendo velas e vidros decorativos. Criar uma guirlanda é ainda mais fácil que montar uma árvore, pois existe uma variedade imensurável de materiais disponíveis no mercado (e provavelmente na sua casa) para criar uma bela peça personalizada.




Você pode usar galhos secos, folhagens (naturais ou artificiais), palitos de picolé, linha de crochê, retalhos de tecido ou muitas bolas natalinas... na foto acima, a guirlanda foi feita com galhos secos e fotografias. É uma ótima ideia para quem quer personalizar a decoração! 



O que é mais legal de tudo isso, é que quando você mesmo faz sua decoração, tem mais tempo para refletir sobre coisas que em outros momentos passam despercebidas. É por isso que dizem que trabalhos manuais são um tipo de terapia. Você tem contato direto com o objeto e troca energias com o material, depositando suas expectativas no resultado final e transferindo de certa forma sua personalidade em pequenos detalhes.


Enfeitar a casa em épocas de festas tradicionais nem sempre nos pede um pouco de tempo para refletir sobre o significado dos símbolos que utilizamos na decoração. Mas com certeza se você mesmo criar seus enfeites, vai criar curiosidade de pesquisar sobre os motivos de usarmos neve e círculos para enfeitar casas as vezes localizadas em ambientes tão divergentes.

A Guirlanda de Natal , por exemplo, é um símbolo que representa sorte e por isso normalmente é pendurada na porta, vista como um convite para o espírito natalino entrar em casa. Como é uma tradição milenar, alguns valores e significados se perdem pelo caminho e só nos resta tentar manter as referências transferidas pelos nossos antepassados. 


E aí, deu pra se inspirar?
Este post foi feito especialmente para o Portal de Moda Alternativa Estilerando! 

Fotos: Reprodução Web


SIGA-ME // FOLLOW ME ON

2 comentários: