28 de fev de 2013

"Do Chico ao Pop", o projeto de Giselle Xavier Lucena

Hey, guys!! Sumi por uns dias, mas acumulei tantas novidades durante esse tempo, que vou precisar ir soltando aos poucos. Os dias corridos tem-me suscitado algumas falhas (leia-se ausência de posts) por aqui, mas não falta conteúdo bacana, juro! (kkk) Pra começar, eu queria ter soltado o post de hoje há algum tempo. E para quem é interado nos movimentos culturais da cidade de Rio Branco, já nem deve ser novidade. Trata-se do lançamento do livro 'Do Chico ao Pop', da jornalista acriana Giselle Lucena

Enunciando inquietações e sonhos de uma época, incrementados pelas histórias, memórias e agitações de Chico Pop, o livro, segundo ela, teve início como uma pesquisa acadêmica sobre jornalismo cultural e, em sua versão editada e ampliada, se configura como um instrumento de crítica, memória e reencontro com este grande agitador cultural do Acre.
Jornal "O Pop" - Moda.

Mas afinal, o quê que Chico Pop tem a ver com moda? Logo que a Giselle me falou sobre esse lançamento, eu me indaguei sobre isso, tendo em vista a configuração quase que completamente voltada a moda aqui no blog. Mesmo assim, eu sabia que podia incluir esta pequena nota e com as informações em mãos, acabei conhecendo uma pontinha desta personalidade que, pasmem!, também anunciava e promovia desfiles e concursos de miss e falava de moda em seu próprio jornal. Sim! No final da década de 60 e início de 70, ele colocava todo o pessoal para desfilar nos bailes que realizava e na década de 80, ele ainda continuou a comentar e anunciar os concursos de miss da mesma forma que comentava e anunciava os festivais de música, cinema, etc...

Particularmente surpresa, eu achei super interessante notar que o cara realmente parecia saber o que estava falando. As dicas de moda que ele deu no jornal, décadass atrás, poderiam ser empregadas corretamente ainda hoje: "Vai fazer um vestido para a noite em ambiente fechado? Adote a midissaia. Para ocasiões formais adote o vestido longo. No trabalho, durante o dia, use saia não tão mini nem tão midi". 

Festival de Praia do Amapá
É claro que a moda não era o ramo em que o Chico melhor se expressava, mas eu adoro a história de pessoas que fazem acontecer, que seguem suas convicções e deixam opinião sobre tudo quanto lhes é possível. O chico foi assim e não é a toa que tenha uma sala especialmente dedicada a ele no Casarão, lugar muito frequentado nas décadas de 70 e 80 em Rio Branco (veja o post sobre o casarão que fiz aqui!). 

"Chico Pop foi um jornalista cultural que inseriu na imprensa acreana os agitos psicodélicos do woodstock, as guitarras elétricas do iêiêiê, a ousadia do underground, sem esquecer os embalos dos seringais, as singularidades indígenas, a programação dos cineclubes e festivais de praia. O Acre vivia um movimento total de reafirmação de sua identidade. O descaso político era evidente. Os movimentos artísticos ainda se descobriam e a grande imprensa ainda se consolidava. As cidades eram sufocadas pelas invasões e queimadas na floresta. Enquanto isso, Chico Pop sinalizava saídas no cinema, na música, no teatro. Inventou no Acre o movimento pop, integrado com o hippie, com o tropicalismo e a cultura underground. Cometeu a ousadia de um jornalismo que ultrapassou fronteiras, épocas e linguagens."
Chico Pop


O livro 'Do Chico ao Pop' será produzido com recursos da Lei de Incentivo a Cultura de Rio Branco e patrocínio da Unimed. Para finalizar o projeto, Giselle preparou uma campanha de crowdfunding, no Facebook, para custear o sarau de lançamento e a distribuição do livro. A ideia é promover um grande encontro entre os artistas, produtores, pesquisadores, jornalistas, em torno da história, da memória e do trabalho do Chico Pop. Além, claro, de ampliar as possibilidades de acesso e circulação do livro. Todas as pessoas podem ajudar com diversos valores, recebendo alguns benefícios em troca, como uma edição do livro, camisetas, brindes surpresas, convite para o sarau de lançamento, além, claro, de ajudar a concluir esse projeto. 

A campanha vai até o dia 4 de março e os interessados podem garantir o seu exemplar do livro, bem como o convite para o sarau, além de camisetas e outros brindes. Quer ajudar? É só acessar o link www.mobilizefb.com/DoChicoAoPop e contribuir. 

É sempre bom conhecer personalidades que marcam a história e parece que quanto mais informações, mais a vontade de descobrir os detalhes da vida dessa gente. A Giselle, com esse projeto, me despertou ainda mais curiosidade sobre o Chico Pop (chega logo, lançamento do livro!). Espero que vocês também sintam este interesse e se possível, participem do mob! Beijos, beijos...

22 de fev de 2013

Sorteio Koloss Make Up.

Bonjour, trashions!! Bem, como vocês sabem, sou bastante "tradicional" quanto a maquiagem. Como não tenho muita pálpebra, uso basicamente rímel e delineador preto pra destacar os olhos. Não uso batom se não for vermelhão e quase nunca uso blush... Com um gosto tão "simples" para maquiagem, não tenho aquela mania de comprar inúmeras sombras e viver trocando de batom. 
sorteio
A Gi, representante da Koloss Make Up sacou isso no ar e já na primeira parceria que fizemos, ela me enviou o batom mais perfeito da minha vida! O vermelho Mate nº 13, que fez bastante sucesso aqui no blog e eu vou continuar indicando! Nesta semana, quem me acompanha pelo instagram ficou sabendo em primeira mão, que recebi mais um pacote da Koloss, desta vez com alguns itens para sorteio. Quem se amarrou no Vermelho Mate já pode pirar, porque além dele, vou sortear um kit de sombra duo, flocos de pelúcia para nail art e um blush rosa igualzinho ao que eu uso (também da Koloss).


15 de fev de 2013

Look of the day: Hound dog!

Look do dia com shorts de brechó, Jeffrey Campbell Lita Spike, Meia calça estampada e moletom Dog Head, ambos da RomweNos acessórios, anel da Ana Jeffrey e batom Koloss Make Up!

Ana Clara Campelo

14 de fev de 2013

Dicas de estilo

Muito se fala sobre estilo, sobre identidade visual e o quanto é interessante estar na moda – ou seguir a moda. Eu sempre recebo muitos e-mails com dúvidas sobre vestimenta e estilo pessoal. Acontece que nem sempre consigo responder a todos e além do mais, falar sobre o jeito que cada um deve se vestir é um pouco complicado (antes de dar qualquer dica, eu preciso conhecer o estilo de vida e biótipo dessas pessoas).

Já fazia tempo que eu queria fazer um post sobre isso, mas o ultimo e-mail que recebi com dúvidas sobre "vestir bem" me deu o impulso que eu precisava. A facilidade de informação de moda e a democratização das peças nos ultimos tempos teve um grande lado positivo (com certeza), mas com tanta gente usando a moda, como conseguir ser diferente ou como adequar o guarda-roupas ao que tá rolando por aí?

São recorrentes as afirmativas de pessoas dizendo que querem ter um estilo próprio... então para começar, posso afirmar que todo mundo possui um estilo. Porém nem sempre este estilo é bem definido, apesar de ser ele construído a partir das vivências, gostos, ideias e desejos de cada um. Sim! Somos o que gostamos, o que sonhamos, mas nem sempre conseguimos construir com coerência uma ideia final para tantas impressões. 

É verdade que a moda pode não ser tão simples quanto parece. Mas ter estilo próprio é bem mais do que usar o que está na moda na estação atual. Vestir-se é prática diária que precisa sim, ser prazerosa, para que comecemos bem o dia. Concordam? Então aqui vão algumas dicas:


Faça uma análise pessoal: Liste as coisas que você mais gosta, o que mais te inspira, o que você tem coragem de usar e aquilo que você tem vontade de usar. Após esta análise, você vai entender um pouco mais sobre a sua identidade visual. Procure descobrir as características do seu biótipo e procure uma cartela de cores que mais valorize a sua cor de pele.

mural

8 de fev de 2013

Look Black and White

O clima em Rio Branco é sempre incerto. Nesses dias chuvosos é de se esperar que subitamente, um "sol de rachar" pode ser substituído por um temporal de vento e chuva. As fotos de hoje por exemplo, foram feitas em uma tarde em que o céu insistia em brincar, alternando-se entre nublado e ensolarado. Depois de presenciar um breve sereno e um arco-íris enorme, fui lanchar com o boy, aproveitando um tempinho livre. Para a tarde de tempo incerto, usei a minha combinação predileta: Preto e Branco! Espero que gostem e tenham um ótimo fim de semana e feriado! ;*
DSC_6933 s

6 de fev de 2013

Look do dia 05/02

Ontem fui convidada para participar do Programa da Jô. Como na semana passada já havia gravado para eles uma matéria de moda masculina com o tema carnaval (em breve compartilho o link do youtube), foi um prazer dobrado estar ao vivo falando sobre moda, make e customização e assistir no próprio estúdio a minha matéria.
Quando saí da TV Rio Branco, fui com o boy tomar um cappuccino gelado para distrair o calor e fotografei o look na volta pra casa. Escolhi aquele vestido incrível que mostrei para vocês via Instagram, minha bolsa da Store me e as minhas novas botinhas vermelhas da Botero (paixão a primeira vista!). Espero que gostem! ;*
Look do Dia Clara Campelo
Look do Dia Clara Campelo

4 de fev de 2013

My Instagram @clarazebra

Oi fofis!! Como alguns de vocês já sabem, (demorei mas) entrei no instagram! Graças ao meu boymagia fotógrafo oficial Renáh, que me presenteou com um leendo Galaxy S3 (Uiii! haha)... Estou esperando vocês no @clarazebra, onde vou antecipar algumas coisinhas aqui do blog e compartilhar um pouquinho mais do meu dia-a-dia com vocês! Me segue lá também!! ;*

My Instagram @ clarazebra

SORTEIO de um Ingresso OPEN BAR!

Quer curtir o Carnaval ouvindo as melhores?? (The Strokes,The Vaccines, The Black Keys, The Killers, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys, Two Door Cinema Club, Amy Winehouse, MGMT, Phoenix, Foster the People, Kings of Leon, White Stripes, Banda UÓ... Enfim!!Então fica sabendo que a Produtora 4Bits vai fechar a Rua PRINCIPAL do MANOEL JULIÃO pra gente badalar, pular e tremer muuuucho! E se você quer entrar de "gratis" na TREME (1° Lote $40 e na hora $60) não perde a chance de concorrer a este INGRESSO PARA A FESTA OPEN BAR do dia 09/02:

CURTE A FANPAGE DO ZEBRA (AQUIE deixa um comentário de FACEBOOK aqui embaixo pra mostrar a sua carinha pra mim! É só curtir e comentar pra concorrer. Então Cuidaaa e vamo tremer nesse #Carna! hahaha!

treme
Resultado dia 08/02!







1 de fev de 2013

Antecipando o Carnaval

Carnaval é a festa popular mais importante do ano aqui do Brasil. Quando eu era criança costumava ir a bailes de carnaval com meus pais e me divertia muito principalmente com as fantasias. Depois de "grande" (é, não cresci tanto haha) perdi o costume de pular carnaval, mas ainda residia em mim a vontade de me vestir de melindrosaa lá anos 20, com aqueles colares perolados e penas, franjas/paetês...

Esta semana, para a minha alegria, a KeK Bijoux me convidou para um ensaio fotográfico com o tema Carnaval! Admito que não sabia por onde começar, tendo em vista que não frequento essas festas há pelo menos 5 anos (!!!). Mas tudo começou a dar certo quando deixei meu lado foliã infantil dialogar com minha criatividade "fashion". E vejam só no que deu!! Até fiquei empolgada para ir para o carnaval deste ano fantasiada! hahaha Quem sabe amanhã na Carnabits eu veja vocês com essa máscara preta Bapho?! haha Espero que gostem e se inspirem! ;*  

B&W