3 de ago de 2011

Hello August!

A grande arte tem péssimos modos. O silêncio a que ela lhe induz é impiedoso e astuto. Quem é habitué do mundo artístico –dentre eles o mundo fashion, o da literatura ou arquitetura, tira de letra que é imprescindível que o criador seja, sobretudo, um intelectual, que busque informação o tempo todo. A criação surge de mentes inquietas, curiosas, que fogem do pensamento analógico e têm capacidade de construir pontes de sentidos entre os vários aspectos sociais. Quanto à moda, especificamente, ela pode ser traduzida em paradoxo entre experiência indivudual e produção massiva. Isso porque as pessoas se apropriam dos objetos de uma maneira única, imprimindo neles sua identidade.

60s

Nesse sentido, a releitura, o despertar do interesse pelo passado, ampliam o leque de customizações, trazem novos materiais e possibilitam inovações que não eram possíveis nas décadas que servem de inspiração. Anos 20, 30, 40, 50, 60, 70 e 80 se misturam e são reproduzidos nas passarelas em inspirações, cópias, cabelos, estilos e trilhas, colocando o público de frente com a possibilidade de viver novamente em épocas que não voltam mais.

olavogu

A humanidade sempre gostou de resgatar em seu passado temas e costumes, mas nunca se viu tamanha voracidade. Os movimentos artísticos do Renascimento e do Neoclassicismo traduzem bem esse espírito retroativo e revitalizador de velores passados. Mas qual será o verdadeiro motivo? Porque inconscientemente buscamos com tanto fervor coisas que deveriam ter ficado pra trás?



A tendência atual é a produção para pequenos nichos, onde a identidade se traduz de forma mais expressiva, o que faz da moda ainda mais complexa e individualista. Mais um motivo então, para que eu me interesse por desvendar um pouco mais esse mar de informações que a Moda oferece. A partir de hoje me dedico a um trabalho de releitura para um desfile sensacional onde o foco principal são os óculos (não poderia ser mais adequado para mim, que sou maluca por óculos de sol). E nem um respiro fica mais entre eu e esse projeto.


Otimo dia a vocês.

9 comentários:

  1. SUPER CUTE! love it :)

    xx

    natalieoffduty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. You look so lovely darling, love these photographs

    *following your blog - would love for you to follow mine*

    Eda ♥

    ResponderExcluir
  3. gente! como vc escreve bem..é com certeza uma inspiração. queroverquerover esse trabalho :)

    ResponderExcluir
  4. fotos maravilhosas
    texto excelente, as vezes me pergunto porque demoro tanto para dar uma passada aqui... Ahw, lembrei, é pra acumular mesmo... xDD

    ;**

    ResponderExcluir
  5. Oh Clara! You're lovely!
    xxxx

    PD: Hacía mucho que no pasaba por tu blog. Sorry, my darling!

    ResponderExcluir
  6. Muito inspirada e inteligente, parabéns!
    Sem contar os looks, adorei.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir