1 de ago de 2011

Estação Cabo Branco: Ciência, Cultura e Artes - João Pessoa

No ultimo dia em que estive em João Pessoa, fui com minha irmã conhecer o complexo arquitetônico Estação Ciência, Cultura e Artes, localizado no entorno do Ponto Extremo Oriental das Américas, no Altiplano Cabo Branco. Com de 8.571 metros quadrados de área construída, teve o projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional.

Uma torre configura-se como a principal das cinco edificações que compõem o todo. Constituída de dois pavimentos suspensos apoiados em base única, ela concentra uma estação científica, hall de exposições permanentes e temporárias, um restaurante, café e terraço panorâmico com visão de 360 graus para toda a natureza que a cerca.

Estação Ciência - João Pessoa
Estação Ciência - João Pessoacubos

Sem desperdiçar o cenário natural, as formas de concreto tão características de Niemeyer se integraram a estrutura funcional que dialoga com o entorno e a iluminação e ventilação natural.Projetado para apoiar e difundir atividades científicas, artísticas e culturais da capital paraibana, a Estação Ciência, Cultura e Artes possui esculturas femininas de bronze de Abelardo da Hora e obras premiadas pela Fundação Cultural de João Pessoa, como ‘Sinergia’, presente na foto que segue abaixo:

imgaesta ciencia Estação Ciencia PB

Um painel criado especialmente para compor a Estação Ciência, Cultura e Artes, fica exposto permanentemente no hall de entrada do auditório que conta a história da colonização da Paraíba. Alegoricamente, extraindo o fantástico do real, em uma espécie de aventura encantada, mostrando com uma dose significativa de sensibilidade que o artista plástico paraibano Flávio Tavares conseguiu transplantar da pintura para o espectador, valores como auto-estima e identidade cultural.

pintura

Ciganos, sarracenos, negros, mouros, portugueses, espanhóis, índios, franceses, holandeses se propagam por todo painel. Alguns grupos estão em tamanhos diferentes e em situações fantasiosas. Na parte superior central do quadro, reinando sobre todas as demais imagens, o artista compôs uma figura feminina, vestida de sol, que representa a criação.Todo feito em óleo sobre tela, a imagem criada por Flávio Tavares e intitulada 'O Reinado do Sol', possui 9 metros de comprimento por 3 metros de altura.

p&b

Pode-se perceber que as diversas facetas da formação da atualidade estão costuradas, como uma colcha de retalhos, alinhavando períodos, etnias, ideologias, crenças religiosas, folclores e tantos outros aspectos que constituem a identidade não só do povo local, mas de todo o Brasil, que igualmente foi formado por um imensurável número de culturas. A sensação de quem se vê pela primeira vez diante de 'O Reinado do Sol' deve ser a de se olhar no espelho e reconhecer a própria face, a própria identidade. Isso porque não só a Paraíba, mas todo o Brasil foi formado por diversas cores e raças, o que nos faz/faria seres mestiços, híbridos e sem preconceitos.

amplexoMulher na RedeEstação Ciência - João Pessoaverdasasi´´jpgimg505e copyimg502o copys55marmana

Enfim, esse foi realmente um dos meus passeios mais divertidos e impressionantes dessa viagem. Pelas horas de contemplação que dediquei a essa explêndida estrutura, pelo prazer de analisar uma obra de Oscar Niemeyer, por ver a importância do edifício para a preservação de valores e do caráter identitário de um povo, e por tantas outras idéias que me surgem a mente quando o assunto é valorização das multiplas formas de expressão e educação, chego a pensar utopicamente em uma estação que promova a arte, a cultura e a tecnologia também aqui na minha cidade. Quem sabe um dia!?...

4 comentários:

  1. que lindo Clara, amei ver minha terrinha tão bem descrita por vc :) Minha cidade ficou linda através das tuas lentes :*

    Lara.

    ResponderExcluir
  2. This exhibit looks incredible. I wish there was something like this where I live!
    xox,
    Cee
    http://cocoandvera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Clarinha, eu sabia que nessa tua viagem sairia também um belo poster sobre cultura, arquitetura. Esse teu olhar de arquiteta e a sensibilidade de artista te faz alguém muito linda e especial. Realmente, a Estação Ciência, Cultura e Artes é fantástica. Quero conhecê-la ainda acompanhada por você. Te amo.
    eliana.campelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Clarinha!
    A Estação ciência é fabulosa, não é?
    Com a arquitetura desenhada por Niemeyer e esse formato de disco voador, acho perfeita!
    Nem sei como vocês conseguiram tirar foto do quadro principal, eles não deixam mesmo.
    Bom que gostou da terrinha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir