16 de jun de 2011

Arte Clássica e Sapatos Loubortin 2011...

Não pela primeira vez, mas eu diria que em sua maior contribuição, o famoso fotógrafo Peter Lippmann em parceria com Christian Louboutin, criou sua coleção Inverno 2011, uma campanha inspirada em obras de arte clássicas e renascentistas. Desta vez, mais do que nunca, usou de sua criatividade e intuição para compor cenários super femininos inspirados em peças de arte icônicas. Achei interessante ver que os sapatos e acessórios de Loubortin coadunam com o caráter da pintura e com as mulheres retratadas, fazendo propositalmente com que a ‘propaganda’ seja suave, e as peças não sejam o centro das atenções, mas o detalhe que diferencia aquilo de uma foto de releitura de arte.


Jean-Marc Nattier - Marquise D'Antin
Jean-Marc Nattier - Marquise D'Antin

Marie-Guilleme Benoit - Portrait d’une Negresse
Marie-Guilleme Benoit - Retrato de uma Negra

Francois Clouet - Elizabeth of Austria
Francois Clouet - Elizabeth of Austria


Além da intenção bem sucedida de Peter de captar a iluminação de interior presente nos quadros, há também o aspecto surreal de ver um sapato Louboutin em um contexto do século XVI, como no retrato renascentista de Elisabeth of Austria (acima), rainha da França, pintado por Francois Clouet ou no colo de mãe de Whistler (abaixo), onde é muito interessante ver que as tradições mais simbólicas ou itens alegóricos, como uma cruz, um terço de orações ou uma caveira, foram substituídos pelos famosos e únicos sapatos de solados vermelhos – eis que atualmente as legiões de mulheres não adoram mais os santos ou ícones religiosos, mas poem no altar os acessórios, as peças de roupas, os aparelhos tecnológicos...


James McNeil Whistler -  Whistler's Mother
James McNeill Whistler - Whistler's Mother

The Penitent Magdalen, 1638-43, by Georges de la TourGeorges de la Tour - Magdalene and the Flame
The Penitent Magdalene (1638-43) by Georges de la Tour.

Francisco De Zurbaran - Saint Dorothy
Francisco De Zurbaran - Saint Dorothy


A reencenação de obras de arte famosas em um contexto editorial de moda não é nada de novo, claro, mas há uma certa exuberância distinta que Lippmann traz para os retratos que é baseanda em seu imenso talento para a temática de fotografia por ele intitulado de "a vida continua", ou seja, é realmente uma releitura com integração de itens contemporâneos e super modernos em contextos passados.

(...Nem preciso dizer que adorei! :P)

11 comentários:

  1. Oh, that Fashion! Great pics :)

    ResponderExcluir
  2. Fun pictures! Thanks for sharing. It's a grand idea.
    XOXO

    ResponderExcluir
  3. What a cool idea, love how they just snuck the shoes in!

    ResponderExcluir
  4. Great commentary to such beautiful photos :)

    xx T
    lefanciulle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Great post, I was looking for more informations about this camapign and here it is - on your blog :) Greetings Clara! :)

    ResponderExcluir