13 de mai de 2011

Aprendendo a usar o Color Block.

Verde e vermelho, ciano e amarelo... Se navegarmos pelas mais variadas páginas de desfiles passados e mesmo pelos blogs streetstyle ou nas revistas, nos depararemos com milhares de looks cheios de cores e misturas de que antes pareciam impossíveis de chegarem a moda. O verão foi embora, mas a tendência do inverno 2011 deu continuidade as cores, e agora estão mais misturadas do que nunca.
Vocês já devem ter visto que a blogosfera inteira tem gritado alto: -"Color blocks dominaram as ruas!" E é bem verdade. Mas como fazer para obter uma combinação color block sem parecer brega? A resposta é observar a relação entre os tons na paleta de cores: o efeito pode ser conseguido através das cores complementares (as cores que ficam em oposição na paleta). Observe:

88551413


Acima, o look colorido consegue harmonia porque utiliza cores complementares em tonalidades variadas, ou seja, não usa apenas o azul e o laranja puros para não agredir o visual, mas opta por camadas de cores de azul mais escuro e cintilante e laranja opaco. A calça roxa combina porque essa é uma cor secundária e está ao lado do azul na paleta (entre azul e magenta).


31811636

Aqui, utilizou-se exatamente a variante mais escura do azul. Usando o marinho com o laranja puro e alguns outros detalhes que variam das cores em destaque, você consegue um look vibrante, divertido e incrivelmente bonito.

celinebag1 copy

Outra opção legal para compor looks com cores é o surton. Como é? Mais fácil ainda: você deve buscar um bloco de tonalidades variantes da mesma cor, por exemplo, azul claro, azul puro, azul cobalto e contraste com cores bem neutras (preto, branco ou cinza) . Assim você consegue um efeito visual de combinação pouco óbvia e menos extravagante que usar cores opostas. Dica: Melhor combinar o conjunto blusa e calça/saia do que combinar sapato com bolsa.

Por Clara Campelo
Imagens: thesartorialist