13 de mai de 2011

Cores Identitárias...

Étnico

Etimologicamente, o conceito de raça veio do italiano razza, que por sua vez veio do latim ratio, que significa sorte, categoria, espécie. Como a maioria dos conceitos, o de raça tem seu campo semântico e uma dimensão temporal e espacial. No latim medieval, o conceito de raça passou a designar a descendência, a linhagem, ou seja, um grupo de pessoa que têm um ancestral comum e que, consequência, possuem algumas características físicas em comum. Mas como classificar por raças o povo de um país que possui sua formação populacional quase que totalmente mestiça?
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Pensando na diversidade étnico racial encontrada no Brasil em razão de seu povoamento mestiço repleto de imigrantes, fiz uma sessão de fotos simples, com fundo contemporâneo, porém com tema específico voltado a expressão de uma identidade multifacetada que é, sem sombra de dúvidas, uma característica nata dos cidadãos brasileiros.
Dizem que tenho bisavós negros, indios e portugueses, meu sobrenome Campello, veio do Latin e significava campo, e todas essas informações sobre os que me antecederam formam um pouco da minha identidade, aspectos inclusive, que passam dispercebidos por longos tempos...


étnica

Étnico


Étnico
Étnico
Look Étnico.
Étnico
Étnica
Tenham um ótimo fim de semana!

11 comentários:

  1. Que máximo!!!
    Adorei a produção, as fotos, as cores, tudo.
    Beeeijos
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Clara,
    A postagem ficou maravilhosa - Parabéns!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Amazing dress!Love it!
    Nice pictures too!
    Eugénie
    http://www.inblogwitheugeniebaby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amazing dress...amazing colors...amazing pictures...

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a manipulação das fotos. Parabéns.

    ResponderExcluir