2 de nov de 2010

☠ Dia de los Muertos!

Image and video hosting by TinyPic
Happy Hallo Hallo

No dia dois de Novembro é comemorado o Dia de Finados. Aqui no Brasil, é costume ir ao cemitério acender velas e rezar para os entes queridos já não presentes. Mas no México, esse dia é celebrado em festa, com direito a doces em forma de caveira, fantasias de caveiras e imagens de caveira sorridentes com grandes sombreiros floridos.
Esse costume sem dúvidas agride um pouco a religiosidade cristã, mas no México a tradição é quase a de um carnaval no cemitério.

Image and video hosting by TinyPic

Esse costume vem de longe, de quando os índios mexicanos criaram uma lenda de que nesse dia os parentes, que já haviam morrido, viriam visitar seus antigos lares.
A primeira impressão para muita gente é que não passa de influência do “Halloween” norte-americano. Mas na verdade é uma tradição mexicana muito anterior à própria existência dos EUA.

Como em toda a América Latina, os colonizadores europeus impuseram a religião cristã aos nativos, e porque aliavam tudo o que não fosse Cristo a cultos ao demoníacos, tentaram impor sua cultura, mas os dominados mexicanos conseguiram resistir e manter suas crenças religiosas.

Halloween

A visão da morte que os nativos do México (Astecas, Olmecas, Toltecas, Maias) tinham não era do fim da vida. Estes caras sempre se entenderam como parte da natureza e, como ela, também as pessoas passariam por ciclos que se repetem eternamente (nascimento/ crescimento / morte/ renascimento).

“Os antigos diziam que os homens, quando morriam, não desapareciam, mas começavam a viver de novo, como se despertassem de um sonho, transformados em espíritos ou em deuses”, conta o historiador Bernadino de Sahagun, no clássico "História Geral das coisas da Nova Espanha".

Image and video hosting by TinyPic

As caveiras então, não são vistas como algo ligado à morte mas sim ligadas à vida.“Coatlicue”, ou Mãe-Morte, também é conhecida como a deusa da terra é aquela que tudo gera e tudo devora. Ela é representada pela caveira, sempre sorridente. Desta forma, os mexicanos zombam da morte, brincam com a morte e divertem-se com a morte.

Hallloween

O dia dos mortos, portanto, fundiu a data cristão (Finados) com a as práticas indígenas que acreditam que nestes dias os mortos podem visitar o mundo dos vivos para matar a saudade.

Image and video hosting by TinyPic

Então, saudando a passagem para o outro mundo dos meus queridos que já se foram, o post de hoje é para uma reflexão sobre paradigmas culturais. Isso não quer dizer que pretendo mudar suas crenças, mas tocá-los de forma que reflitam sobre a veracidade de outras coisas, tão insignes quanto os seus pensamentos.

E ótimas vibrações aos mortos, para que evoluam ininterruptamente!!
Bom Dia!



17 comentários:

  1. Here in Spain is also "the day of the deaths" and, that's funny, it's my dad's birthday! I've heard a lot of traditions and legends of Mexico and Brazil, and they seem to me like magical. your outfit is perfect for today

    ResponderExcluir
  2. loved this gothic look

    http://elenavasilieva.blogspot.com/
    x

    ResponderExcluir
  3. Here in spanish some time ago, it isn't celebrate, but now, but now, a lot of people dress! Although not officially celebrated in the country... only give as a feast day 1, 1/11, as "the day of the saints"
    More kisses!

    ResponderExcluir
  4. love this and yeah ill hype this one

    ResponderExcluir
  5. you got my hyped on this one..so great

    ResponderExcluir
  6. love your whole outfit! amazing! nice blog, dear :D

    ResponderExcluir
  7. Crenças à parte, sua postagem ficou ótima. As fotos estão um arraso!

    Deve ser muito divertido a festa dos mortos no México... Vc já foi Clara?

    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. menina que linda essa tua blusinha, bjk

    ResponderExcluir
  9. where do you live? it looks so fun. i am loving your blog.
    with love from singapore

    ResponderExcluir
  10. el dia de muertos es lo máximo!!

    love the outfit!

    ResponderExcluir
  11. omg, how much i love this outfit. lol

    www.dirtycouturewhore.blogspot.com

    ResponderExcluir