22 de out de 2010

Reflections...

Podemos considerar um futuro diferente? A modernidade nos deixou com poucas ilusões. O século passado ainda se arrasta com seus valores ultrapassados e o vazio de perspectivas acaba nos tornando individualistas e confusos. A idéia de sustentabilidade tanto quanto de naturalidade nas atitudes humanas, veio como por reflexo de uma sociedade que viveu alienada por descobertas utópicas.

A transformação, em seu curso, trouxe males não só biológicos, mas sociais – e dos mais graves. A nova sociedade, tão impulsiva com seus olhos vidrados nos lançamentos contínuos de novas tecnologias, não teve tempo nem interesse em aprender sobre Arte em seu estado mais puro. 


Vejo, pois, um desvio do avanço moderno ou a concretização das suas bases mais rijas. A sistematização das coisas, a fugacidade e dinamismo, nos impede de notar até a imponência visual e riqueza histórica de prédios tombados.


Passamos depressa pelas ruas, em nossos carros. Não ouvimos os pássaros, pois, os que ainda se apresentam são silenciados pelas caixinhas de som ou fones de ouvidos incorporadas em todos os objetos que levamos como parte de nós.
A cidade segue triste. E não posso dizer que deveria ser diferente: o homem a escolheu para viver e a mudou como tudo o que toca.

zebratrash.blogspot.com

Sem título

Sem título

DSC09172

lipe


Percebo em minha cidade ainda, uma ingenuidade de formas e partidos. Nova e bastante rejeitada pela nação pela qual lutou, sente o reflexo de atitudes que não se dariam em sua língua, não fosse a influência que se impõe certeira. A arquitetura só agora se faz mais vernacular, usando de artifícios de uma moda que se gerou por necessidade. Ainda assim, eu a considero válida e talvez mais original do que a transposição de elementos alheios, pois peculiar, nossa terra possui uma aura invejável em termos de escala.

Então, acho que a expansão da tecnologia, que nos dificultava saber o que era novo e diferente, tornou tudo tão sem graça, que tivemos que apelar para o rebuscamento do passado. Voltamos a algumas décadas, na busca de nos encontrar em ares mais puros e quiméricos. Os anos 50, 60, 80(...) pareciam mais repletos seres reflexivos e maduros. A moda parecia mais cheia de personalidade e a arte se fazia com a alma, não como para ser fugaz e ordinária como nos anos 2000.

Parece que o sonho que se fez nos anos 60 de usar capacetes e poder passear e construir casas na lua nos anos 2000, quando prostrado, fez a sociedade calar um pouco a ambição, e um a um, se trancar em seus caixotes habitáveis, desiludidos. Não vou falar aqui de amor, pois há quem defenda que ainda somos românticos. Mas a verdade para mim, é que muito se perdeu em arte escrita e consciência de Belo. Por isso, nem quando vemos as invenções mais absurdas dos japoneses, nos admiramos mais: há um sentimento de indiferença que faz parecer que já esperávamos por aquilo.

Daí então, o meu texto é como qualquer outro acerca da vida contemporânea. Uma visão a mais sobre o mundo vão que não reflete sobre qualquer contexto. Apenas vive, e não critica nem a si, pois isso tomaria um tempo em que se poderia acumular milhares de informações inúteis pela internet.

Enfim, desconsiderem a aparência tétrica do texto, e por favor, tentem apenas refletir. Espero por respostas, ansiosa, sobre o que lhes vier a cabeça. Boa tarde!

Rio Branco, Ac, photos and text by me.


30 comentários:

  1. Ana, vim hoje pela primeira vez eu teu blog e quero te parabenizar pelo que faz aqui, não se trata apenas de falar de moda, mas de escrever bem e saber o que dizer sobre cada tema. Você escreve super bem e tem um estilo muito bacana, sem medo de arriscar, adoro atitude! Bom, te parabenizo pelo blog, pelo estilo e pelo jeito de pensar e se expressar.
    Super beijo, cuide-se! =*
    P.S.: Com certeza já te sigo. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Viviane! Fiquei super feliz com seu comentario.
    A verdade é que nao acho digno falar de moda sem refletir sobre aquilo que a compoe. As necessidades do mercado tanto quanto os valores, a arte e todo o meio social sao constituintes daquilo que usamos as vezes sem saber porque.
    Adoro quando alguem se interessa em ler o que escrevo, pois normalmente isso nao acontece.
    Entao, as pessoas entram para ver e comentar sobre as fotos, mas nao ligam para o conteudo e as referencias ali postos.
    Obrigadissima pela força. Assim sinto-me a vontage de falar mais no meu canto, pois sei que posso contribuir com alguem.
    Um beijo e Obrigada por seguir! =)

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, Clara (ou você prefere, Ana?).
    A moda hoje é tachada como as mostradas em revista e padronizadas pelo mundo das modelos. Eu também acho que vá muito além disso, que tem que se entender a história daquilo que compôs a arte da moda e o porque diversos estilos diferentes foram surgindo com o passar do tempo. Se hoje podemos ver pessoas com seu estilo ou com o meu, sei lá, é porque entendemos que o que vestimos tem um passado que foi imposto por quem realmente admiramos ou "conhecemos" os princípios e ideias. É gostoso passar isso e saber que tem alguém que pelo menos ler e dividie conosco a opinião. Isso de ler e ser lido é realmente complicado, hoje o merchan aqui no blogspot é o mais válido e não tanto o conteúdo e realmente lamento.
    Enfim, estarei por aqui sempre.
    LENDO e verificando as fotos. haha
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. That seethrough stone ring is really amazing!^^ Where did you bought it?

    ResponderExcluir
  5. loving the ringage

    BM

    http://thebohemiangoods.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Vou falar acerca do que entendi sobre o texto. Aliás, acerca do que me veio em mente quando li. é visivelmente fácil sentir e perceber que com a tecnologia, muita coisa que era considerada importante, hoje é inútil. O sensível se perdeu facilmente em meio a tanta informação "necessária". Em relação a moda, não sei compor direito um argumento, mas eu a caracterizo como uma arma de grande força, dependendo claro, da pessoa que vai usá-la. O texto se foca em assuntos que deveriam ser discutidos atualmente, mas o final foi que me fez refletir um pouco. Retomando o que eu estava falando no início, os avanços tecnológicos vêm grosseiramente trocando essência/natureza por metais. Alguns dizem que é necessário, outros afirmam se apegar a épocas anteriores indignados pelo caminho que o mundo tomou. Não saio de casa sem celular, mas eu lembro da época em que as pessoas andavam kilômetros até chegar na casa de algum amigo e conversar. Tudo pessoalmente. Pessoalmente, é outra palavra que se perdeu por aí na estrada. Vou fazer uma pequena pausa (trabalho-time) mas acho que ficou um pouco claro o que me veio à mente quando li o texto =)

    ResponderExcluir
  7. that photo with the kitty is classic!

    ResponderExcluir
  8. Texto reflexivo e recheado de argumentos pertinentes e inteligentes. Gosto dos seus escritos!

    ResponderExcluir
  9. Your looks super cute!!!!!!!!

    ps. i love your long hair
    xoxoxox

    ResponderExcluir
  10. Acho que a modernidade em si já nos causa um "q" de nostálgia. Gosto de pensar sempre que tudo o que há nessa complexidade tecnologica é para fazer com que possamos estar juntos por mais, tempo, mas como você brilhantemente sustentou não é isso que ocorre..

    ResponderExcluir
  11. The forth and last pictures are my favourities;)!

    ResponderExcluir
  12. Este post está excelente...

    De facto concordo, acho que os nossos tempos estão modernos de mais!! :/

    Great photos <3


    xoxo,
    Ivânia Diamond*

    ResponderExcluir
  13. Your pics are always a real inspiration :)

    ResponderExcluir
  14. I love your cat! :)
    And first photos it´s amazing!

    ResponderExcluir
  15. Quero todos seus óculos para mim!!! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Vi o link do seu blog no agazeta.net, e ao clicar aqui vejo que é um blog que vai muito além de referências de moda. Vc utiliza muito bem as palavras e isso só te faz mais completa, pois uma pessoa de personalidade ao se vestir e com o domínio da escrita é genial. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  17. beautiful rings!
    and I love your picture with cat:)

    ResponderExcluir
  18. I love all this photos! ♥
    xoxo from Hannie

    ResponderExcluir
  19. Ei, quero uma bota exatamente igual a do post que vc está com vestido de listras aí embaixo. Onde encontro?

    ResponderExcluir
  20. Clara linda, vc é a menina mais estilosa deste Brasil! amei os últimos posts e este gato fofo, amo!!!

    Todos os meus beijinhos,

    Kira

    ResponderExcluir