15 de out de 2010

◆ Panorama da Busca Pela Estética Perfeita


Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic
[Nota Informativa às acreanas: Em breve um super post com combinações novas diretamente da loja Zinguer!]
Image and video hosting by TinyPic

Nerdeando por aí, encontrei uma enquete online que buscava saber mais sobre os conceitos de beleza contemporâneos, e o que me fez parar para refletir e logo, vir apressada escrever acerca do tema, foi o seguinte: "Apenas duas em cada cem mulheres se consideram bonitas e afirmam sentir-se bem na própria pele." O estudo divulgado pela marca Dove foi realizado em onze países (Argentina, Brasil, Canadá, EUA, França, Holanda, Itália, Japão, Reino Unido, Espanha e Portugal) e concluiu que as mulheres têm baixa auto-estima.

Eu não posso ser hipócrita e dizer que sinto-me totalmente confiante e que não há momentos em que quero ser outra pessoa, com formas esteriotípicas diferentes, mas é chocante pensar que 40 por cento das mulheres do mundo não se sentem bonitas. Obviamente, o estudo também revelou que as mulheres sente que as mais bonitas têm mais oportunidades na vida, e as que são fisicamente atraentes são mais valorizadas pelos homens.

Eu sei que isso é um fato. E pensando assim, imagina se a descoberta das multiplas belezas, em meados de 1930, não tivesse acontecido quebrando os tabus da perfeição? Desde então, a magnifiscência das mulheres foi descoberta como um transbortamento de releituras estéticas. Há pouco tempo, o apse da beleza era inspirado pela digníssima Marilyn Monroe, que usava manequim 46 e era considerada a mulher mais sexy do mundo. Hoje o padrão estético nos faz querer morrer de fome para chegar ao 34/36!!

As representantes femininas da moda da nova era, por vezes parecem apáticas, subnutridas e definhadas, enquando aparentam bracejar a morte com as pontas dos ossos que se vêem em toda a parte. Os padrões de beleza chegaram ao apse do absurdo e ao oposto do que se sucedeu ao seu início. -Vocês sabiam que houve um tempo em que ser gordo era sinal de beleza? As pessoas consideravam que alimentar-se bem era digno de realeza, portanto, quem tinha dinheiro e beleza, era consequentemente gordo.

Na adolescência eu sempre ouvia algumas pessoas comentarem positivamente sobre minhas pernas que, geneticamente, teimam em ser grossas, e não conseguia entender que tipo de ser louco chegava a ser atraído por um par de membros inchados, assim. Lógico que estava já um pouco infectada com a moda de afrancesamento feminino, que idealiza mulheres pálidas, com cinturas de vespa e pernas compridas. E mesmo querendo ter nascido como aquelas coitadas que têm um vão entre as cochas e o nó do joelho mais largo do que a canela, acabei descobrindo que há também em vidas assim, tísicas, alguns contrapontos.

Lógico que cheguei a essa idéia porque eu sabia que não poderia mudar meu estado, não fosse com um tipo de doença que favoressesse a definhação. Voltei a pensar nas diversas formas de definição e passei a ver como é insigne a idéia de que possamos todos ser uns diferentes dos outros fisicamente também. Pois, com meu gosto por homens estranhos, como eu poderia ser atraída por um ser masculino se todos fossem iguais? uSHUhsuhS Bem serio! Acho que se me fosse imposto ter que olhar para pernas grossas masculinas, ou seres que se repetissem padronizados, eu seria um pouco lésbica! HusHuhu

Voltando à pesquisa que mencionei no início, a psicoterapeuta e co-autora do estudo defendeu que, "nos últimos 25 anos, as mulheres têm intensificado as preocupações com um ideal de beleza que é, afinal, inatingível, chegando-se ao ponto de até as mulheres magras se sentirem gordas, o que mostra como a gordura já é algo mental".

E deve ser! Todas nós somos meio piradas e competitivas. Não só a gordura, mas também a cor da pele, a altura e a cor e textura dos cabelos nos fazem enlouquecer. Deve ser tudo psicológico, e não há mulher bonita ou feia. Há uma idealização que se impõe e só você decide se adquire ou não!


27 comentários:

  1. Adorei o post! Eu como uma bela gordinha que sou, confesso que já fui acometida por essa doença comtemporânea... :/

    ResponderExcluir
  2. Fantástico o post!!

    Olha eu não sou perfeita (ninguém é...) mas tenho um bom auto-estima... muito mesmo... porque se não o tiver , ninguém terá por mim!

    Há mulheres que passam a vida em dietas para serem magrérrimas... eu... devo ser das poucas que são o oposto! Quando acho que emagreci já só quero comer para recuperar...!
    Uso um 38 e com muito gosto!
    ehehhe...

    e vá... fico por aqui...se não ocupo o espaço todooo! :P*

    xoxo querida <3

    ResponderExcluir
  3. Nem que eu morra de magra eu usarei manequin 34,36 ahahahahahhahhha os osso sao maiores ahahahahahaha
    isso ai eh uma coisa que deixa a gente pirada neh
    eu dei uma engordadinha de uns tres anos pra ca...e sinceramente nao me sinto feliz...me sinto feliz coma bunda e os peitos, mas o restoooo nao...ahahahahahahahatem dias que me sinto a mulher mais linda do mundo e outros que eu queria enfiar a minha cabeça num buraco ahahahahah
    beijos

    J^^h

    ResponderExcluir
  4. (i can't read the giant text but the photos are stunning)

    ResponderExcluir
  5. the first photo is amazing!!!
    you look like a very very famous celebrity - really!
    your hat is perfect!! all summer I was looking for that one :):)
    lovely blog! :)
    +I'm follow :)

    ResponderExcluir
  6. i have link to your blog at mine ;) but of course i would be very flattered if you would put mine at yours.

    xoxo
    http://mariabros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ¡La primera foto es chulísima!
    Muy interesante la entrada
    xoxo

    ResponderExcluir
  8. I just love that we are all different and I see a lot of different kinds of beauty. Ironically, you are much more beautiful when you think you are and feel secure about yourself (at least most of the time).

    I really like your blog.

    Bisous!

    ResponderExcluir
  9. Thanks for sharing! I love it!

    http://minnja.blogspot.com/

    Kisses
    minnja

    ResponderExcluir
  10. awesome hat!

    http://pinkchampagnefashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. gorgeous photos. i love that hat and i love your blog :)
    amazing.

    http://escapetotoyland.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. I have already discovered your blog and i love it!!!!!!! I like your style so much!!!


    XXX

    ResponderExcluir
  13. adorei seu texto! Se a gente não se achar bonita quem vai? Auto-estima já!
    ;D

    ResponderExcluir
  14. Oi flor!
    Show o seu blog. Gostei demais!
    Já tô seguindo!!!

    bjss

    ResponderExcluir
  15. GOD, YOUR THE BEAUTIFUL ONE.
    Oh, and the big news has just been announced in my new post! & Thanks for you ultra sweet comment! Panda xo

    ResponderExcluir
  16. Thanks for the nice comment! Your blog looks really fun and you have great style!

    xo
    ZK

    www.glitter-and-ink.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. i don¡'t really understand the text but i love thepictures:D
    kiss

    ResponderExcluir
  18. Clara,
    Este post foi maravilhoso e exprime bem o absurdo em que vivemos!
    Me revolto com tudo isso que vc descreveu!
    Parabéns!
    Bjs
    Gi

    ResponderExcluir
  19. very nice blog, beautiful girl!
    (and thank you for your nice comment!)
    M

    ResponderExcluir
  20. i love the outfits ^^ u look great!

    ResponderExcluir