13 de out de 2008

Linguagens e identidades da Amazônia na UFAC

Programa de Mestrado em Letras e Centro de Documentação e Informação Histórica (CDIH) da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Centro de Estudos Culturais Africanos e da Diáspora da PUC de São Paulo realizam, de 13 a 17 de outubro, o II Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental.
Com o tema Percussões, Percursos, Oralidades Impressas e Ecos de Identidades na Passagem dos 20 Anos do Assassinato de Chico Mendes, o simpósio pretende “formular reflexões que possibilitem articular debates sobre as relações sociais, a tradição oral e as demais literaturas, a questão da posse e uso da terra e as territorialidades”, entre outros objetivos. Paralelamente ao simpósio acontecem também as atividades de um Colóquio Internacional, sob o tema As Amazônias, as Áfricas e as Áfricas na Pan-Amazônia. Este tendo como principal objetivo “fazer valer uma discussão capaz de romper as barreiras que marcaram e continuam a marcar a produção e a difusão de um conhecimento eminentemente eurocêntrico”.

A abertura dos dois eventos está marcada para o Anfiteatro Garibaldi Brasil, campus universitário, dia 13 de outubro, às 8h. A conferência inaugural, sob o tema A flor escondida que desabrocha: reivindicando histórias afro-indígenas e identidades nas Américas, será proferida pelo Dr. Robert Lee Adams Jr., da DePaul University – Chicago/EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário