20 de out de 2008

      Banana Pop no Texas

Quase que apetece perguntarmo-nos se é um pássaro ou um avião; poderíamos ainda pensar que é um objecto voador não identificado... Porém, não restam dúvidas quanto à sua identidade - é uma banana, de fato! O projeto "Geostationary Banana Over Texas" foi concebido pelo artista argentino César Saëz e consiste num enorme balão de 300 metros de comprimento com a forma de uma banana que seria posto a flutuar durante um mês nos céus do Texas, a uma altitude de cerca de 30 Km. Previa-se que estivesse concluído em Agosto de 2008, mas não consegui fontes que informassem se foi ou não concebido.
A construção é sofisticada. A banana é feita numa estrutura semi-rígida composta por uma série de anéis de bambu alinhados de modo a criar a forma pretendida, dentro dos quais serão colocados reservatórios de hélio. O conjunto é revestido exteriormente por nylon amarelo retocado com pigmentos para melhor simular a casca do fruto. No interior, dois giroscópios accionados pela acção do vento asseguram a estabilidade e um grotesco movimento em círculos - como um boomerang - que se supõe ser próprio de uma banana voadora.
Não é a primeira vez que César Saëz propõe uma intervenção deste género. Trabalhos anteriores realizados em Helsínquia, Paris, Berlim, Buenos Aires, Hamburgo, México, etc. consistem quase sempre em esculturas ou instalações em espaços públicos que abordam questões de percepção e simbolismo. Podem dizer que a banana pop é hilariante, absurda, surreal, patética, um monumento à estupidez, mas eu admito que adorei de verdade! E se o Texas é mero acaso, tanto faz...


Fonte: Obvius

Nenhum comentário:

Postar um comentário